Dados Abertos (API)

Atenção: Em caso de dificuldades de uso da API, indisponibilidade do serviço ou para requisição de novas APIs, entre em contato através do fale conosco.

Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos), é um conjunto de padrões que permite sua utilização para construção de outros aplicativos. No Portal da Transparência, são disponibilizados via API todas as consultas exibidas no site sem restrições e no formato JSON. Este considerado o formato mais aberto, flexível e de fácil reutilização.

Dados Abertos

O nosso Portal da Transparência segue recomendações e padrões descritos pela W3C (World Wide Web Consortium) e a Open Knowledge Foundation, importantes instituições regulamentadoras da Web.

Segundo a Open Knowledge Foundation, "dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença".

Qual o Significado?

A definição de dado aberto da Open Definition, resume-se em:

Disponibilidade 
A informação precisa estar disponível por inteiro e por um custo razoável de reprodução, preferencialmente por meio de download na Internet e também deve estar num formato conveniente e modificável.
Redistribuição 
A informação precisa ser fornecida em condições que permitam a sua redistribuição e/ou reutilização, incluindo o cruzamento com outros conjuntos de dados.
Universalidade 
Todos podem usar, reutilizar e redistribuir não havendo discriminação contra áreas de atuação, pessoas ou grupos (não são permitidas restrições como, por exemplo, "não comercial" ou "somente educacional" que impeçam o seu uso irestrito).

Listagem de Métodos da API

Compras

Confira as compras, licitações e os contratos administrativos com seus respectivos aditivos e autorizações de fornecimento no âmbito da Administração Pública.

Materiais/Bens

Conheça a administração de materiais e bens adquiridos pelo órgão, exibindo o controle do estoque e o controle do patrimônio público.

Receitas

Contém a arrecadação e a soma de ingressos orçamentários como impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos.

Despesas

Siga todas as fases dos gastos públicos com as obrigações de desembolso financeiro por parte dos cofres público com o objetivo de financiar as ações do governo.

Orçamento

Exibe o planejamento das ações governamentais em que constam as despesas fixadas para o exercício financeiro em equilíbrio com a receita prevista.

Repasses

Exibe acordos firmados entre órgãos públicos ou entre órgãos públicos e privados para realização de atividades de interesse comum dos participantes.

Pessoal

Consulte os servidores ativos ou inativos, sua situação funcional, cargo que exerce, local de trabalho e demonstrativo das suas remunerações.